De volta para casa

Em busca de um panorama do tratamento domiciliar no Brasil, André e sua equipe se depararam com a realidade de pacientes, familiares e equipes de saúde que retratam as diferentes facetas dessa dinâmica. Da melhor eficácia no tratamento, melhor custo-benefício para governos e convênios, qualidade de vida e bem estar do paciente, até as dificuldades na prática com falta de informação e cobertura dos custos totais de tratamento.

“A obra contribui para que a sociedade entenda que cuidar das pessoas em casa possibilita alcançar e resgatar significados, proporcionando momentos de extrema felicidade”, explica Luiza Watanabe Dal Ben, presidente Dal Ben Home Care.

De volta para casa – Um documentário sobre o tratamento domiciliar no Brasil (2010) expõe as realidades de grandes centros urbanos, como São Paulo e Curitiba, que têm uma boa estrutura médica e hospitalar, e também de regiões isoladas, como reservas indígenas na Amazônia, com pouco acesso ao sistema de saúde.

O projeto ainda teve o desafio de unir o documentário com a equipe educacional da ImageMagica, transformando os próprios personagens em coautores de sua história e fotografando a sensação de ser cuidado em casa depois de longas internações hospitalares. As imagens finais se uniram às fotos de André no livro.

“De volta pra casa sensibiliza e influencia na busca por melhores condições de vida. As imagens mostram o esforço, a luta, o amor e a alegria de poder estar perto das pessoas que amamos”, conta Suellen Sebastião, paciente com distrofia muscular, em home care desde 1999 e uma das personagens do livro.