Escola do Olhar

Para a professora Salete Aparecida de Andrade, da E.M. Prof. Paulo Grott, de Ponta Grossa (PR), “foi uma oportunidade que o alunos tiveram para conhecer na prática o mundo da fotografia. Muitos não têm acesso a esse tipo de tecnologia, mas mesmo os que têm, não sabem realmente como é produzida uma foto”.

Mais do que aprender técnicas da fotografia, como revelar e ampliar as imagens, os alunos também têm a chance de olhar para o mundo de forma diferente e perceber que podem transformá-lo. Com temas como meio ambiente, cidadania, violência e respeito, o objetivo é estimular a reflexão dos participantes sobre a realidade que os cercam: sua escola, sua família, seu bairro e seu país.

“É algo valioso mostrar para uma criança um novo olhar do mesmo lugar em que ela está todos os dias. Há uma necessidade real de olhar para o mundo em que se vive e a oficina permite dar à criança esse momento de reflexão”, conta Levi Fanan, educador da ImageMagica.

Desenvolvido em escolas, instituições e centros comunitários, o programa Escola do Olhar ensina os participantes a fotografarem com câmeras artesanais (técnica pinhole) ou de aparelhos celulares e tablets, a partir do aplicativo Camino, também desenvolvido com exclusividade pela ImageMagica.

Ao final, são eles quem ensinam os professores e toda a comunidade o que aprenderam, multiplicando o conhecimento adquirido durante o projeto.