Saúde e Cultura

Para promover a humanização na área da saúde e melhorar o relacionamento entre pacientes e profissionais, o programa Saúde e Cultura mergulha no ambiente hospitalar dando a oportunidade para que todos possam expressar por meio da fotografia o que representa o cuidar, pelo ponto de vista de quem vive isso diariamente.

Médicos, enfermeiros, psicólogos, equipe de limpeza, pacientes e familiares são convidados a refletir com uma câmera na mão. “Nunca tinha visto nenhum outro projeto parecido com esse. A foto foi muito importante porque percebemos o que os pacientes sentem. Eu me emocionei com algumas mães que mostraram na legenda da foto seus sentimentos em relação à equipe e ao atendimento que prestamos”, conta Francine Pereira, enfermeira do Hospital Universitário Prof. Edgard Santos, Salvador (BA).

Durante as oficinas, os participantes produzem imagens e legendas usando o aplicativo , desenvolvido exclusivamente pela ImageMagica. Ao final do programa, eles recebem suas próprias produções impressas.

Para o médico e superintendente do Hospital São Paulo José Roberto Ferraro, “o projeto realmente aproxima os pacientes dos profissionais de saúde. Eu percebo que isso mudou, e não foi na semana seguinte que vocês foram embora, ele permaneceu”.

Atuando desde 2006, o programa já esteve presente em mais de 50 hospitais e centros de saúde por todo o Brasil.