Somos Brasil
Idealizado pelo artista britânico Marcus Lyon e produzido pela equipe da ImageMagica, o documentário multimídia foi o resultado de uma viagem de seis meses e 22 mil quilômetros percorridos em busca de pessoas que representassem o país na sua diversidade.

Entre os mais de 100 fotografados estão jovens, adultos e idosos, das mais variadas profissões, como o político Eduardo Suplicy, a designer industrial Paola de Orleans e Bragança, a jornalista Eliane Brum e a Monja Coen.

Para contar a história de cada um deles, foram incluídas as análises genéticas de ancestralidade testadas pelos parceiros do projeto, Family Tree DNA, e áudios em que cada um dos personagens conta sua própria história.

Com esses três elementos em mãos – a imagem, a oralidade e a genealogia –Somos Brasil apresenta um panorama da diversidade social e cultural do Brasil e as múltiplas identidades da população brasileira. O trabalho amplifica as narrativas e ambientes de cada personagem e, assim, provoca uma reflexão no espectador sobre sua própria identidade e seu papel na sociedade.

O livro Somos Brasil ganhou três prestigiosos D&AD lápis, dois na cor grafite e um na cor amarela. A D&AD Professional Design Awards é reconhecida mundialmente como o mais alto elogio para a excelência criativa.

*Marcus Lyon é um artista britânico e fundador da Glassworks, premiado estúdio de arte multidisciplinar fundado nos anos 1990. Lyon já fotografou figuras públicas como a rainha Elizabeth II, Bill Nighy e os últimos primeiros-ministros britânicos. Suas imagens ganharam inúmeros prêmios e indicações, incluindo a B & H Gold Award, Agfa Photographer of the Year, Prix Pictet 2012 e 2013, D&AD Silver e cinco AOPs. Há 25 anos, seu trabalho com a Anistia Internacional na América Latina foi a inspiração para explorar as questões no cerne da globalização. Saiba mais em: www.marcuslyon.com