Sobre

A ImageMagica é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP)  e nasceu em 1995 pela iniciativa do fotógrafo paulistano André François*.  Unindo fotografia e questões sociais, a organização acredita que a imagem é uma linguagem universal  com o poder de transpor barreiras e atuar como uma ferramenta de mudanças e transformação social.

Com o incentivo de  um olhar mais crítico, por meio de atividades educacionais e documentários fotográficos, a organização busca criar condições para o desenvolvimento pessoal e social de cada um.

Programas sociais: desenvolvidos em hospitais, escolas e comunidades no Brasil, os projetos convidam crianças, adolescentes, pacientes e profissionais de saúde a fotografar, refletir sobre sua realidade e propor transformações. Além do impacto nas comunidades e instituições, os próprios participantes multiplicam o saber fotográfico e realizam exposições com as imagens produzidas no local. Com o PhotoTruck, unidade móvel feita sob medida para os projetos educacionais, os projetos têm alcançado cada vez mais pessoas por meio de oficinas itinerantes.

Documentários fotográficos: produzidos por André François e sua equipe, os documentários pautam temas de interesse público, como saúde, educação e meio ambiente. Transpondo os limites do território nacional, os projetos ganharam o mundo, incluindo viagens a países como, Camboja, Haiti, Japão, Bolívia, Ruanda, China, Estados Unidos e Quênia. Com o apoio de instituições como Organização Mundial da Saúde (OMS), ONU e Médicos Sem Fronteiras (MSF), os resultados são devolvidos para as comunidades e espalhados para outros lugares por meio de livros, exposições, palestras, vídeos e sites.

*André François é fotógrafo, integrante da Coleção Pirelli/Masp de Fotografia – um dos maiores acervos fotográficos do Brasil – foi finalista do Prêmio Empreendedor Social 2006 – iniciativa da Fundação Schwab em parceria com o jornal Folha de S.Paulo – e premiado pelo Syngenta Photography Award, em 2013. Saiba mais: www.andrefrancois.com.br

 

Equipe

Institucional
Paula Blandy e Sandra Araújo

Educacional
Andréia Galo, Andreza Portela, Gustavo Barbosa, Levi Fanan e Simone Araújo

Documentário
André François, Camila Pastorelli e Paula Poleto

Financeiro
Claudia Gasparotto